top of page
  • todospramesa

Ser nutricionista, hoje em dia...

Ser nutricionista, hoje em dia, não é tarefa fácil!


Sabem qual é a maior dificuldade de ser nutricionista?


É lidar com os não nutricionistas que se fazem passar por tal 😅


Não sei como era há 10 anos atrás mas, hoje, os nutricionistas não têm o trabalho facilitado. Todas as pessoas se dizem entendidas em alimentação e nutrição e estamos sempre a ser avaliados/julgados/questionados.


Antes de tudo, deixem-me dar-vos uma novidade, os nutricionistas, antes de serem nutricionistas, são pessoas. Pessoas que têm preferências alimentares, gostos, emoções e dúvidas.


Os nutricionistas quando entram na faculdade não são submetidos a uma lavagem cerebral onde lhes tiram qualquer vontade de comer alimentos açucarados ou com gordura. E, por isso, quando virem um nutricionista a comer um bolo de chocolate, e ainda por cima com prazer, não precisam de lhe dizer que faz mal. Nós sabemos e, mesmo assim, estamos a comer, conscientes da nossa escolha.

Costumo dizer que os jantares/almoços menos observados/questionados que podemos ter é com outros colegas nutricionistas. Caso contrário a nossa refeição vai ser avaliada do início ao fim.


Também é importante alertar que não somos tabelas nutricionais ambulantes. Se respondermos que não sabemos quantas calorias tem o prato que estão a comer, não achem estranho. Era o mesmo que sabermos a lista telefónica na ponta da língua.


Ainda há mais uma coisa... Quando nos perguntam se o pão, o leite, a alface ou o chocolate são saudáveis; se podem comer glúten, bolas de Berlim ou beber água com 3 gotas de limão e duas de lima; se devem fazer jejum ou comer de 2h em 2h; se devem comer a fruta antes ou depois do jantar, entre outras, não se admirem se a resposta for "depende!". Porque, na verdade, depende mesmo. Se fosse tudo igual e a resposta fosse sempre sim ou não, não havia necessidade de existir o curso de Ciências da Nutrição.


Resumindo, deixem os nutricionistas comer à vontade, e se realmente têm interesse ou dúvidas marquem uma consulta ou esclareçam as vossas dúvidas de outra forma, que não em páginas de influencers. Duvidem sempre quando ouvem ou lêem que "esta é a melhor dieta", "quais os melhores alimentos do mundo" ou "façam como eu e percam 10kg em 2 dias". A Nutrição é algo muito mais complexo do que comida saudável vs comida não saudável.


Escrevi este texto com algum humor, espero que não seja mal interpretado.


O mesmo deve acontecer com outras profissões. Deixem aqui os vossos desabafos 😅



Catarina Trindade

Nutricionista 3357N


158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page