top of page
  • todospramesa

Como posso dar a fruta e os legumes ao meu bebé?

Atualizado: 26 de abr. de 2021

Nos próximos artigos vamos falar sobre como introduzir alguns alimentos durante o primeiro ano de vida. Dando também alguns exemplos de receitas. Embora quase todos os alimentos possam ser introduzidos a partir dos 6 meses, sabemos que não podem ser todos introduzidos no mesmo dia, e por isso, cada profissional segue o esquema que considera mais adequado para cada criança. Assim, como digo sempre, é importante confiar e seguir as orientações que o profissional que acompanha a criança nos dá.


Como introduzir a fruta e os legumes na alimentação do bebé?


Muitas famílias iniciam a diversificação alimentar por fruta ou legumes, e na sua grande maioria, mantém os mesmos alimentos durante muito tempo. Isto é, maçã, pera e banana; cenoura, abóbora e alface…


Não é preciso, nem suposto, manter a oferta tão monótona!


Todas as frutas e legumes são importantes, e devemos oferecê-las de uma forma variada, quer nos sabores como texturas. Assim, também não caiam no erro de oferecer fruta passada e triturada até aos 12 meses da criança. A fruta e legumes podem e devem ser oferecidos de forma criativa. Todas as frutas e os legumes podem ser introduzidos a partir dos 4-6 meses.


No máximo aos 8-10 meses é importante o bebé já comer fruta e legumes em pedaços para treinar a mastigação e se habituar as diferentes texturas, caso se perca esta janela de oportunidade pode ser mais difícil no futuro de “trabalhar” esta questão.


Como introduzir legumes? - Sopa (com mais legumes) - Puré - Cozinhados em pedaços - Cru em pedaços

Como introduzir fruta?

- Puré

- Cozinhada em pedaços

- Crua em pedaços




Receita “Legumes Assados”

(porque os bebés não têm que comer legumes cozidos para sempre)

Rende 2-3 porções




Ingredientes:

Meia curgete

Meia cenoura

3 tomates cherry

2 cogumelos frescos

1 colher de chá de azeite de baixa acidez







Procedimento:

Pré aqueça o forno a 180ºC

Lave muito bem todos os legumes, e descasque a cenoura e a curgete.

Corte-os em pedaços pequenos.

Coloque todos os legumes numa assadeira pequena, e coloque o azeite por cima.

Leve ao forno cerca de 15-20min, até estarem cozinhados.

No final, sirva como acompanhamento, tenho a certeza que toda a família vai gostar.




*Para aconselhamento individualizado do caso do seu bebé recomendamos marcar consulta de nutrição.



Referências:


Fewtrell M, Bronsky J, Campoy C, Domellöf M, Embleton N, Fidler Mis N, et al. Complementary Feeding: A Position Paper by the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN) Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2017; 64(1):119-32.


Associação Portuguesa de Nutrição. Alimentação nos primeiros 1000 dias de vida: um presente para o futuro. E-book n.o 53. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição; 2019.


Direção Geral de Saúde. Alimentação Saudável dos 0 aos 6. Orientações para profissionais e educadores. Direção-Geral da Saúde, 2019.


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page