top of page
  • todospramesa

Como introduzir as leguminosas na alimentação dos bebés?

Atualizado: 26 de abr. de 2021


Em primeiro lugar é importante dizer o que são as leguminosas. Este grupo da roda dos alimentos é muitas vezes esquecido ou desvalorizado por todos nós. Deste grupo fazem parte os feijões, grão de bico, ervilhas, lentilhas… e tal como todos os outros grupos da roda dos alimentos, devem fazer parte da nossa alimentação.


As leguminosas, segundo as indicações atuais podem ser introduzidas a partir dos 6 meses, mas normalmente damos prioridade a outros alimentos, pelo que a introdução das leguminosas costuma acontecer por volta dos 9/10 meses. Inicialmente, estas devem ser demolhadas e bem cozidas e oferecidas em pequena quantidade.


Em refeições sem carne ou peixe, conjugar as leguminosas com alimentos ricos em vitamina C pode ser benéfico para aumentar a absorção do ferro das mesmas.


Como introduzir as leguminosas?

- Na sopa

- Em puré

- No prato principal (cozidas ou estufadas)

- Húmus (Exemplo: grão-de-bico)


Para introduzir estes alimentos trago-vos a sugestão de uma receita, rápida e prática que dá para toda a família.




Rancho de frango

5 doses


Rancho Vegetariano

Ingredientes:

250g Massa

100g Frango

300g Grão de bico (demolhado e cozido)

2 Cenouras

1 Cebola

1 colher de chá de azeite

Água





Procedimento:

Coloque num tacho a cebola e a cenoura cortadas em pedaços pequenos. Junte o azeite e uma colher de sopa de água. Deixe os legumes amolecerem.

Adicione o frango e deixe cozinhar lentamente. Quando o frango estiver quase pronto, adicione água suficiente para cozer a massa, e adicione o grão. Deixe cozinhar até que a massa esteja bem cozida.


(As quantidades são indicativas, pelo que pode acrescentar ou diminuir dependendo do número de doses que pretende preparar.)



*Para aconselhamento individualizado do caso do seu bebé recomendamos marcar consulta de nutrição.


Referências:


Fewtrell M, Bronsky J, Campoy C, Domellöf M, Embleton N, Fidler Mis N, et al. Complementary Feeding: A Position Paper by the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN) Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2017; 64(1):119-32.


Associação Portuguesa de Nutrição. Alimentação nos primeiros 1000 dias de vida: um presente para o futuro. E-book n.o 53. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição; 2019.


Direção Geral de Saúde. Alimentação Saudável dos 0 aos 6. Orientações para profissionais e educadores. Direção-Geral da Saúde, 2019.

1.279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page