Depois de introduzirmos os legumes, as frutas e os cereais, chega a fase de introduzir o peixe e a carne. E esta fase causa muitas vezes dúvidas nas famílias. Mais uma vez, é importante não ouvir todas os palpites da família e amigos, e seguir o que o profissional de saúde nos aconselha.
A carne e o peixe devem ser introduzidos por volta dos 6 meses, pois nesta fase o bebé diminui as suas reservas de ferro, sendo então necessário colmatar esta “falha”. (Nas crianças vegetarianas devemos ter em atenção esta fase e introduzir outros alimentos).
A carne ou peixe, inicialmente devem ser oferecidas em porções com cerca de 30g/dia, sendo fundamental variar as carnes ou peixes que oferecemos, tal como a forma como são confecionados. É muito comum que as famílias, por terem algum receio, ofereçam apenas pescada e frango, durante os primeiros 12 meses. E na verdade podemos variar quer na oferta de carne (coelho e peru…) e peixe (linguado, solha, faneca …), evoluindo para a introdução de canes vermelhas como a vitela, ou peixes como o robalo, dourada, cherne, salmão, cavala.
Especial atenção para o bacalhau, que por normalmente ser seco e salgado não deve ser introduzido antes dos 12 meses.
Como introduzir a carne/peixe?
- Sopa/puré de legumes
- No prato da refeição (cozido, grelhado, estufado ou assado com pouca adição de azeite)
Nota: A partir do momento que o bebé começar a comer a carne/peixe suficiente no prato da refeição, retirar da sopa.
Arroz de legumes com linguado
2 a 3 porções
1/2 Cenoura
1/3 alho Alho francês
1/3 Curgete
½ chávena de arroz carolino
1 Linguado pequeno
Água q.b.
Num tacho pequeno colocar os legumes lavados e cortados em pedaços pequenos, cobrir os legumes com um bocadinho de água. Deixe que os legumes cozinhem lentamente.
Quando os legumes estiverem tenros adicione cerca de 2 chávenas de água e deixe ferver.
Quando a água estiver a ferver adicione o arroz, e reduza para lume brando, até que esteja totalmente cozinhado.
Enquanto o arroz coze, numa sertã antiaderente, grelhe o linguado. Retire a pele e espinhas e reserve.
Quando tudo estiver finalizado coloque um fio de azeite e sirva o arroz com o peixe.
*Para aconselhamento individualizado do caso do seu bebé recomendamos marcar consulta de nutrição.
Referências:
Fewtrell M, Bronsky J, Campoy C, Domellöf M, Embleton N, Fidler Mis N, et al. Complementary Feeding: A Position Paper by the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN) Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2017; 64(1):119-32.
Associação Portuguesa de Nutrição. Alimentação nos primeiros 1000 dias de vida: um presente para o futuro. E-book n.o 53. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição; 2019.
Direção Geral de Saúde. Alimentação Saudável dos 0 aos 6. Orientações para profissionais e educadores. Direção-Geral da Saúde, 2019.
Comments